https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/issue/feedSanté - Cadernos de Ciências da Saúde2025-08-31T17:52:50-03:00Profª. Ma. Raphaela Rezende Nogueira Rodriguessante@unidep.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>Santé - Cadernos de Ciências da Saúde</strong> é uma revista científica interdisciplinar de acesso aberto e totalmente gratuita, dedicada à <strong>Saúde Coletiva</strong>. Com periodicidade semestral, publica artigos originais, revisões e estudos de caso sobre temas como <strong>epidemiologia</strong>, <strong>gestão em saúde pública</strong>, <strong>promoção da saúde</strong>, <strong>ciências sociais aplicadas</strong> e <strong>desigualdades em saúde</strong>.</p> <p>A revista se destaca pelo compromisso ético e pela formação de novos pesquisadores, incentivando a produção acadêmica de alta qualidade. Os manuscritos passam por um rigoroso processo de <strong>avaliação por pares duplo-cega</strong>, garantindo transparência e confiabilidade científica. Todos os artigos são publicados sob a <strong>Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional</strong>, promovendo o compartilhamento responsável do conhecimento.</p> <p><strong>ISSN-e</strong>: 2764-9776</p>https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/326Ação de incentivo ao aleitamento materno e técnica de desengasgo: 2024-11-19T09:53:19-03:00Mayara dos Santos Camêlo Moreiramayaracamelomed11@gmail.com<p>O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida é uma prioridade de saúde pública, proporcionando benefícios como nutrição completa do lactente e fortalecimento do vínculo mãe-bebê. <strong>Objetivo</strong>: relatar uma ação de extensão realizada por estudantes de medicina de promoção ao aleitamento materno e o ensinamento de técnicas de desengasgo para gestantes. <strong>Métodos</strong>: Trata-se de um relato de experiência descritivo, realizado em João Pessoa-PB, onde discentes dramatizaram situações relacionadas ao aleitamento e ao desengasgo de recém-nascidos. <strong>Resultados</strong>: A dramatização permitiu a discussão ativa e a internalização de práticas saudáveis. Houve a participação de 12 gestantes, foram abordadas dificuldades no aleitamento e as participantes puderam praticar a manobra de desengasgo. A interação com o público promoveu o aprendizado prático da técnica correta de amamentação e reforçou a importância do apoio familiar e da informação adequada. <strong>Conclusão</strong>: O uso da dramatização como ferramenta de educação em saúde se mostrou eficaz na promoção ao aleitamento materno exclusivo e na preparação das gestantes para situações de emergência.</p> <p> </p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/337Reflexões e Aprendizados na Construção da Aliança Terapêutica: 2025-08-26T17:35:17-03:00Rafael Ademir Oliveira de Andradeprofrafaelsocio@gmail.comCristiano de Almeida Fernandescristiano.fernandes@saolucas.edu.brMaria Eduarda Bacin da SilveiraDudaclassea2@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este relato de experiência descreve o estágio clínico de uma estagiária de Psicologia em uma clínica-escola, realizado entre março e junho de 2024, supervisionado por um psicólogo especializado em Terapia Analítico-Comportamental (TAC). A metodologia incluiu observação direta das interações terapêuticas e reflexões contínuas sobre a construção da aliança terapêutica, com ênfase no impacto dessa relação no desenvolvimento das habilidades terapêuticas da estagiária. A supervisão semanal permitiu discussões sobre dificuldades e aprendizados, além de promover o aprimoramento de habilidades interpessoais. As experiências foram registradas em diários de campo. O objetivo foi explorar como a aliança terapêutica contribuiu para o crescimento profissional da estagiária.</span></p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/339Introdução à Microbiologia na Educação Infantil como forma de Promoção de Saúde: 2025-08-26T17:35:57-03:00Gabriella Leãogabriellasleaobs@gmail.comBeatriz Brandãobrandao.beatrizm@gmail.com<p>A infância é um período crítico de crescimento e amadurecimento. A educação infantil desempenha um papel crucial na formação integral das crianças, abrangendo dimensões essenciais, como a saúde. Este trabalho descreve a experiência de introdução ao tema da microbiologia em uma turma de educação infantil como forma de promoção da saúde. A metodologia utilizada foi um relato de experiência de caráter qualitativo, desenvolvido em uma escola pública com crianças de cinco anos. A atividade incluiu apresentação de conceitos básicos de microbiologia, oficinas de desenho e dinâmicas lúdicas sobre higiene. Os resultados demonstraram interesse e engajamento das crianças, facilitando a compreensão dos benefícios de hábitos saudáveis e a curiosidade científica. A introdução precoce de temas de saúde, como a microbiologia, revelou-se eficaz na promoção de autocuidado e na formação de crianças mais conscientes sobre a importância da higiene e da saúde.</p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/343Lúpus Eritematoso Sistêmico2025-08-13T12:27:03-03:00Wallace Adriel de Assis Macielwallaceadriel.contato@gmail.comLaís Cristina Montenegro Oliveira contatolaismontenegro@hotmail.comPaula Mendes Cunhapaulamendes00@hotmail.comValéria Araújo Prates Nunesprates_valeria@yahoo.com.br<p>A educação em saúde é uma ferramenta socioeducativa que tem como objetivo capacitar a população em relação a uma temática essencial na saúde coletiva, visando democratizar o conhecimento sanitário. Dessa forma, as ligas acadêmicas têm um papel auxiliar na efetivação dessa ação, o que potencializa seu papel social e acadêmico. Nesse sentido, este relato de experiência visa analisar uma ação de educação em saúde realizada em uma cidade do norte de Minas Gerais por acadêmicos de Medicina, que buscou possibilitar o conhecimento sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) por intermédio de panfletos e palestras informativas para uma população fora dos grandes centros urbanos. A realização dessa atividade produziu resultados positivos para a comunidade atendida, além de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de medicina e reafirmar o papel da educação em saúde como ferramenta de compartilhamento de conhecimento.</p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/328Promovendo um dia festivo e educativo a crianças de uma casa de acolhimento em João Pessoa2025-08-22T16:50:41-03:00Yasmim Farias de Mirandayasmimfarias928@gmail.comPalloma Linhares de Almeidalinharespalloma@gmail.comMatheus Honório Costahonorio.matheusc@gmail.comDaniel Dionísio Vacovskidanielvacovski@gmail.comPedro Uchôa Costa Cunhapedrouchoa2020@gmail.comÉllen Kaylane de Souza Silva elleenkaaylane@gmail.comMaria Theresa Martins de Araújo Britotheresa.martinsbrito@gmail.comAnne Caroline Estrela Vieira de Miranda anne.c.estrela@gmail.comJéssica Chayana Roque Cananea jehfcm2023@gmail.comLarissa Rocha Galdino de Carvalho Costalarissarcarvalhocosta@gmail.comSophia Vtitória Carvalho de Oliveira sophia.v.oliveiira@gmail.comThaís Gabriely Nascimento da Silvathaisloiolasilva@gmail.comIgor Menezes Fernandes tecnobass@gmail.comNúbia Kelly Rodrigues Ribeironubia.ribeiro@afya.com.br<p><strong>Objetivo:</strong> promover o bem-estar físico e emocional de crianças acolhidas por meio de doações de brinquedos, lanches e itens de higiene, além de atividades lúdicas e educativas sobre higienização das mãos. <strong>Métodos:</strong> projeto de extensão realizada em uma casa de acolhimento de crianças em João Pessoa. Foram arrecadadas doações e organizadas atividades educativas e recreativas. A ação contou com peça de teatro interativa, focada na importância da higiene das mãos, acompanhada por explicação prática. As crianças participaram de atividades lúdicas e brincadeiras recreativas. <strong>Resultados:</strong> Essas atividades trouxeram momentos de alegria e aprendizado, promovendo bem-estar e educação em saúde. Os estudantes envolvidos destacaram o impacto da ação, considerando-a uma experiência valiosa para sua sensibilidade social. <strong>Conclusão:</strong> A intervenção promoveu o bem-estar e aprendizado das crianças, sendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. Destaca-se a importância de ações contínuas para garantir um impacto positivo e duradouro.</p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/324Promoção de Saúde e Cuidado2025-07-30T11:44:17-03:00Reivan Carvalho da Silva Filhoreivanfilho@gmail.comCaio Henrique Wanderley Barretocaiohwb@gmail.comCarlos Fernando de Carvalho Pintocfjj070405@gmail.comErike Tadeu Tavares e Silvaerike.tavares@icloud.comEryck Walysson Medeiros Barbosaeryck.w.medeiros@gmail.comGabriel Braz Soares de Oliveiragabriel_brazoliveira@hotmail.comGabriel Souza de Paulagabriel.souza4047@gmail.comGabriella Vicente Pinto Barbosagabriellabarbosa613@gmail.comJoão Matheus Silva Grangeirojoaomatheussdm@gmail.comJonathan Martinez Freires Airesjonathanmfa@gmail.comLuiza Almeida Soares de Alencarluizaalencars@hotmail.comPablo Cavalcante Pascoalpablopascoalito@gmail.comRafael Mendes de Sousa Sárafaelmendessa23@gmail.comLuisiane de Ávila Silvaluisiane.silva@afya.com.br<p><strong>Objetivo: </strong>Relatar a experiência do projeto de extensão da AFYA Faculdade de Ciências Médicas, que visa promover saúde e dignidade a crianças e adolescentes em casas de acolhimento em João Pessoa-PB, por meio de ações educativas e de assistência. <strong>Métodos: </strong>Estudo descritivo, com abordagem prática no semestre letivo 2024.2, envolvendo alunos do quarto período de Medicina. A elaboração do projeto incluiu parcerias com uma comunidade católica e uma casa de acolhimento, visando a execução de atividades lúdicas e educativas sobre saúde, bem como a doação de produtos de higiene. <strong>Resultados: </strong>A ação beneficiou 15 adolescentes e oito cuidadores, gerando um ambiente receptivo e estimulante. A doação de produtos supriu necessidades imediatas e a interação educativa fomentou o interesse dos participantes em novas atividades. Observou-se a importância de intervenções contínuas para garantir o desenvolvimento integral e a saúde das crianças acolhidas. <strong>Conclusão: </strong>O projeto destacou a relevância de ações intersetoriais e a necessidade de integração nas políticas públicas para a promoção de saúde e dignidade. A experiência foi fundamental para sensibilizar os alunos quanto à realidade social e à prática do cuidado humanizado.</p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/332Orientações a puérperas para os cuidados neonatais: 2025-08-26T17:34:54-03:00caroline Elias Rippelcarol_eliasrippel@hotmail.comMaria Aparecida Baggiomariabaggio@yahoo.com.brCláudia Silveira Vieraclausviera@gmail.comMeirieli íside Mattos Carvalhomeirieli.mattos@hotmail.comAdriana Zillyaazilly@hotmail.com<p class="Texto" style="margin-bottom: 0cm; text-indent: 0cm;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">O objetivo deste estudo foi comparar as orientações de enfermagem a puérperas para cuidados neonatais no alojamento conjunto durante o pré-pandemia e o período pandêmico de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa analítica e transversal, com 823 puérperas, em um hospital universitário do oeste do Paraná, analisando prontuários dos anos de 2017-2018 e 2021-2022. Os resultados indicaram que, em ambos os períodos, o apoio e as orientações foram satisfatórios (87% a 99,8%), com melhorias nos cuidados com o recém-nascido, como banho (78,4% a 95,7%), higiene do coto umbilical (82% a 96,9%) e amamentação (92,6% a 99,3%). A amamentação teve menos dificuldades, com redução nas fissuras mamilares e aumento na doação de leite. No entanto, as intercorrências clínicas nas puérperas aumentaram de 2% para 40,2%. Conclui-se que, apesar da pandemia, a qualidade da assistência neonatal foi mantida com boas práticas de adaptação para garantir a segurança de puérperas, recém-nascidos e profissionais.</span></p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/310O Processo de Humanização do Parto: estado do conhecimento atual 2025-04-08T09:21:41-03:00Thaiana Batistathaianabatista17@gmail.comMarina Resende Dinizmarinardiniz02@gmail.comRoger William Moraes Mendesrogerwilliammendes@gmail.com<p>O parto humanizado integra um agrupamento de medidas desde o pré-natal até o pós-parto, que visam tornar a mulher protagonista desse momento, como também, proporcionar ao binômio mãe-filho um grau elevado de satisfação, autonomia e segurança. Estudos sobre o parto humanizado refletem desconhecimento da gestante acerca de seus direitos, portanto essa revisão se torna necessária. Foram realizadas buscas de artigos nas bases Scielo e BVSMS, utilizando os descritores das perspectivas do parto humanizado e direitos da gestante, sendo identificados 109 estudos, dos quais foram incluídos 14 artigos completos. Dentre esses, o enfoque eram os direitos relacionados ao parto humanizado em 3, o cuidado assistencial no parto humanizado em 4, o papel da enfermagem diante o processo de humanizar o parto em 3. Enquanto, os demais abordavam temáticas correspondentes aos métodos não farmacológicos, medicalização e assistência por doulas. Observa-se que há poucos estudos acerca do tema, pois, em geral, são fragmentados em temáticas relacionadas ao parto humanizado. Espera-se que os presentes achados sejam, de forma integral, úteis ao embasamento dessa temática e contribuam com discussões e intervenções futuras.</p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/365Perfil epidemiológico das internações por anemia ferropriva em idosos na região Sul do Brasil entre 2013 e 20232025-08-13T12:39:59-03:00Brian dos Reisbriandosreis.med@gmail.comAdrian Santos de Souzaadrianmedfar@gmail.comAna Luiza Oliveira de Souza Guelereanaluizaosg@gmail.comCamila Marina Daltoé Orocamiladaltoeoro@gmail.comTatiane Novako Grechakitatigrechaki@gmail.comVilson Geraldo de Camposvilson.campos@unidep.edu.br<p><strong>Introdução:</strong> A anemia ferropriva trata-se da redução dos níveis de hemoglobina decorrentes da deficiência de ferro, contribuindo para morbimortalidade de pessoas idosas. <strong>Métodos:</strong> Trata-se de um estudo analítico, retrospectivo, quantitativo e transversal, visando explorar o perfil epidemiológico das internações por anemia ferropriva em idosos do sul do Brasil entre 2013 e 2023, utilizando dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. <strong>Resultados:</strong> Notou-se que das 11.646 hospitalizações, o Rio Grande do Sul foi o que mais contribuiu, com 42,13%, sendo as mulheres as mais afetadas, com 54,98% do total. Ademais, 67,68% dos pacientes eram de raça branca. Considerando-se ambos os sexos, a faixa etária mais acometida foi a entre 70 a 79 anos, representando 34,99% dos casos. <strong>Conclusão:</strong> Infere-se, pois, que o maior percentual de hospitalizações por anemia ferropriva ocorreram em pacientes do sexo feminino, brancos e com faixa etária entre 70 e 79 anos.</p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/372Masculinidades e Saúde Integral: 2025-08-08T18:48:37-03:00Rafael Ademir Oliveira de Andradeprofrafaelsocio@gmail.com<p>Editorial</p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/375Masculinities and Comprehensive Health: Reflections, Effectiveness, and Illnesses2025-08-27T15:18:27-03:00Rafael Ademir Oliveira de Andradeprofrafaelsocio@gmail.com<p>Editorial</p>2025-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025