Tramas educativas e laborais
perspectivas de acadêmicos da área da saúde
Mots-clés :
Ensino-Aprendizagem, Estudantes, Vivências acadêmicas, Estudante de psicologiaRésumé
A partir de uma investigação que buscou analisar as vivências dos estudantes universitários da área da saúde do Centro Universitário de Pato Branco – UNIDEP, este artigo tem como horizonte discutir como os respectivos acadêmicos estão constituindo essas vivências a partir de suas condições socioeconômicas, suas rotinas e seus processos educativos e trabalho. Para isso, desenvolveu-se um estudo qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas, com 15 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Odontologia da respectiva instituição. Posteriormente, as informações foram submetidas à análise de conteúdo segundo a proposta dos Núcleos de Significação. Articulando resultados e conclusões, destaca-se que as vivências acadêmicas dos estudantes da área da saúde são permeadas por perspectivas socioeconômicas como, por exemplo, a possibilidade da mudança de poder aquisitivo, por intensas rotinas de estudo e de trabalho e também pela perspectiva de que o ensino superior é um processo importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos.
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