O (re) pensar a América Latina e as realizações de diálogo transconstitucional na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Autores

  • Julia Dambrós Marçal FADEP
  • Aloma Natalia da Silva FADEP

Palavras-chave:

América Latina; Corte Interamericana de Direitos Humanos; Transconstitucionalismo.

Resumo

O contexto histórico da América Latina é marcado desde sua colonização pela dominação do Norte em diversos aspectos, inclusive na tradição jurídica. No entanto, isto acaba por ocasionar certos prejuízos, sobretudo a partir do momento em que se analisam as grandes diferenças históricas, culturais e sociais existentes entre as regiões. Por tal motivo, qualquer tipo de importação de ideias de forma acrítica certamente não terá um desenvolvimento positivo. Contudo, aos poucos o caráter colonialista (Norte-Sul) tem sido alterado por meio de um “giro descolonizador”, notadamente com o advento do novo constitucionalismo latino americano (NCL) a partir do fim da década de 90 e início dos anos 2000, o qual conseguiu quebrar muitos dos paradigmas até então existentes. Portanto, busca-se identificar a necessidade de valorizar a América Latina a partir de estudos voltados para o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e demonstrar a importância de conhecer a si mesmo e o outro como fator determinante para evitar a mudança da identidade histórica/cultural do Estado e lograr, por conseguinte, o fortalecimento do sistema por meio da lógica do Transconstitucionalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Dambrós Marçal, FADEP

Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Campus de Chapecó-SC (2014). Graduada em Direito na Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Xanxerê-SC (2012). Foi bolsista de iniciação científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nos anos de 2011 e 2012. Atualmente é Professora da Faculdade de Pato Branco/PR (FADEP) do curso de Direito.

Aloma Natalia da Silva, FADEP

Graduanda em Direito da Faculdade de Pato Branco (FADEP). Pós graduada em Educação Ambiental pela UNICID (Universidade da Cidade de São Paulo) em 2012. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011).

Downloads

Publicado

Como Citar

Marçal, J. D., & da Silva, A. N. O (re) pensar a América Latina e as realizações de diálogo transconstitucional na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Revista Jurídica, 1(1), 141–165. Recuperado de https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/rjfd/article/view/28

Edição

Seção

PRODUÇÃO INTERNA (Docentes e Egressos)