A necessidade de uma implementação mais sólida do substancialismo no Brasil como condição de possibilidade do Direito à Educação

Autores/as

  • Fernanda Braghirolli
  • William Marcio Camphorst

Palabras clave:

Direito á Educação. Substancialismo. Poder Judiciário.

Resumen

O presente artigo abordará a problemática da (in)efetividade do direito à educação no Brasil, para tanto, como forma de melhor basear a construção crítica acerca da problemática supracitada, bem como, tendo em vista as especificidades existentes no país, será abordada a possibilidade de intervenção do Poder Judiciário para a solução das dificuldades que se referem ao direito à educação. Tal construção demonstrará que, hodiernamente, a teoria substancialista busca maior aplicação no campo social, com ênfase na parte material da CRFB de 1988, de modo a garantir, na prática, a fruição dos direitos sociais e fundamentais dos cidadãos. Com efeito, contemporaneamente, assiste-se um movimento de universalização dos direitos fundamentais que tende a transcender a positivação jurídica com a atuação proativa do poder jurisdicional no cenário político-social. Nesse tocante, prudente observar que a democracia constitui um requisito da expansão do Poder Judiciário, transformando-o em parte integrante do processo de formulação das políticas públicas, e sendo assim, passa a ser visto como um desdobramento das democracias contemporâneas em prol da promoção dos valores constitucionais e da consolidação do substancialismo no Brasil e, consequentemente, do constitucionalismo democrático.

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Publicado

2018-02-21

Cómo citar

Braghirolli, F., & Camphorst, W. M. (2018). A necessidade de uma implementação mais sólida do substancialismo no Brasil como condição de possibilidade do Direito à Educação. Revista Jurídica, 1(2), 118–139. Recuperado a partir de https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/rjfd/article/view/51