A responsabilidade do Estado por danos decorrentes do exercício da função jurisdicional

Autores

  • Eduardo Ernesto Obrzut Neto FADEP

Palavras-chave:

Responsabilidade do Estado; Atos jurisdicionais; Legislação brasileira.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar, à luz da legislação pátria, a responsabilidade do Poder Público pelos atos jurisdicionais, ou seja, em decorrência do ato praticado por juiz ou tribunal judiciário em sua função específica de elaboração e entrega da prestação jurisdicional. Trata-se de tema particularmente complexo e difícil, se tratando de matéria controvertida tanto na esfera jurisprudencial quanto na doutrinária. A metodologia utilizada passa pela análise da legislação pátria, entre elas a Constituição Federal Brasileira, a LOMAN e o Código de Processo Civil, pelos os argumentos doutrinários dos autores que defendem a irresponsabilidade do Estado, e daqueles que defendem a possibilidade de responsabilização do poder público. Contrapondo-se os argumentos, ao final, se pretende concluir pela possibilidade da responsabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ernesto Obrzut Neto, FADEP

Aluno do Curso de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania pela UNICURITIBA. Pós-Graduado em Direito Civil e Empresarial pela PUC/PR e Direito Médico pela UNICURITIBA.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Obrzut Neto, E. E. (2017). A responsabilidade do Estado por danos decorrentes do exercício da função jurisdicional. Revista Jurídica, 1(1), 47–61. Recuperado de https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/rjfd/article/view/15

Edição

Seção

PRODUÇÃO INTERNA (Docentes e Egressos)