O princípio da proporcionalidade visto sob a perspectiva da proibição do excesso na restrição de direitos fundamentais

Autores

  • Caroline Dambrós Marçal UNOESC

Palavras-chave:

Direitos fundamentais; princípios constitucionais; princípio da proporcionalidade, proibição do excesso.

Resumo

A inclusão dos Direitos e Garantias Fundamentais logo no início do texto da Constituição Federal de 1988 denota a importância eles atribuída. A amplitude do artigo que os garante, reforça a posição de destaque conferida. Direitos fundamentais são elementos integrantes da identidade e continuidade da Constituição, de modo que qualquer reforma tendente a aboli-los é considerada ilegítima. Entretanto, embora impassíveis de supressão ou reforma, estes direitos não são totalmente inatingíveis, haja vista que frente a conflitos entre eles próprios, ou com princípios e valores constitucionalmente protegidos, referidos direitos podem sofrer restrições. Ocorre que estas restrições não podem de maneira alguma ocorrer de forma desproporcional ou desarrazoada, e é nesta senda que surge o princípio da proporcionalidade visto sob a perspectiva da proibição do excesso na restrição de direitos  fundamentais, voltado a garantir que as restrições não excedam o núcleo essencial dos direitos fundamentais, de modo que permaneça garantida a dignidade da pessoa humana, bem como os demais princípios constitucionais a ela relativos. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Dambrós Marçal, UNOESC

Graduada em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC campus de Xanxerê (2011). Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2013). Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão - IBPEX (2016). Atualmente é advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, de Pato Branco/PR.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Marçal, C. D. (2017). O princípio da proporcionalidade visto sob a perspectiva da proibição do excesso na restrição de direitos fundamentais. Revista Jurídica, 1(1), 226. Recuperado de https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/rjfd/article/view/30

Edição

Seção

PRODUÇÃO EXTERNA