IMPORTÂNCIA DA LIBRAS COMO DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR DE MEDICINA
Keywords:
Surdos, LIBRAS, MedicinaAbstract
Objetivo: Avaliar as prerrogativas que a oferta prévia de libras na grade curricular de medicina possui na formação acadêmica e pessoal dos estudantes. Método: Pauta-se em revisões bibliográficas de literaturas, as quais têm sua estruturação voltada para a história da luta dos surdos por seus direitos, além de conteúdos relacionados a base necessária para se adquirir entendimento e didática para comunicar-se em libras. Resultados: Destaca-se a LIBRAS como forma de comunicação gesto-visual essencial para se estabelecer uma relação médico-paciente no âmbito hospitalar, visto que, obtém-se um diálogo de integração para com a comunidade surda. Diante disso, incentivos por parte das universidades permitem que educandos de medicina tenham contato com essa língua precocemente. Conclusões: Observar-se a relevância de estudar-se libras ainda no início da graduação, pois é preciso ofertar diariamente uma medicina acolhedora para que se possa seguir o modelo biopsicossocial durante as condutas médicas.
DESCRITORES: Surdos. LIBRAS. Medicina.
Downloads
References
Gesser A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1º ed. São Paulo: Parábola Editorial;2009.
Lourenço KRC Barani E. Educação e Surdez: um resgate histórico pela trajetória educacional dos Surdos no Brasil e no Mundo. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade. n.8, set.2011.
Keats BJB. Genetic Hearing Loss. In: The Senses: A Comprehensive Reference. [s.l: s.n.]. v. 3p. 139 148.
Faistauer M. Etiologia das perdas auditivas congênita e adquirida no período neonatal. Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/202754/001105902.pdf.
Godinho R, Keogh I; Eavey R. Perda auditiva genética. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, [S.L.], v. 69, n. 1, p. 100-104, jan. 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000100016.
Maranhão ASA. Surdez: principais causas e tipos. 2020. disponível em: https://cdo.com.br/surdezprincipais-causas-e-tipos/.
Lei Federal N 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. BRASIL.
Decreto N 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-006/2005/decreto/d5626.htm. BRASIL.
Sacks O. Vendo Vozes: uma Viagem ao Mundo dos Surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Petter M. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística. 3 ed. São
Paulo: Contexto, 2004.
Quadros RM; Karnopp LB. Língua de sinais brasileira Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Lopes OF.; Campiotto AR.; Levy CCA. C.; Redondo MC.; Anelly W. Novo tratado de fonoaudiologia. 3
ed. São Paulo: Editora Manole, 2013. 5-10 p.
SISTEMAS DE CONSELHOS DE FONOAUDIOLOGIA. Guia de Orientações na Avaliação Audiológica
Básica. [s.l.]: [s.n.], abr., 2017. Disponível em: http://www.crefono4.org.br/cms/files/Anexos/manualdeaudiologia.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
SISTEMA DE CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE FONOAUDIOLOGIA. Manual de procedimentos em audiometria tonal limiar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica. [s.l.]: [s.n.], fev. 2013. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/publicacoes/Manual%20de%20Audiologia.pdf. Acesso em 13 maio
Bonni A. Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. Delta: Documentação de Estudos
em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 65-89, 2003. Anual. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502003000100003. Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000100003. Acesso em: 13 maio
Giacobbo C. Linguagem como prática social na pedagogia empreendedora e na qualificação discente:
um estudo da percepção dos coordenadores de cursos de graduação da Universidade de Cruz Alta.
80 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Sociais, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta-RS,
Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/Caroline-Giacobbo.pdf.
Acesso em: 13 maio 2021.
Ribeiro ROC.; Biernaski SR. Aspectos da comunicação do sujeito surdo e a sua inclusão na sociedade. In:
EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2017, Curitiba- Pr. Anais [...]. Curitiba- Pr,
p. 21462-21474. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25417_13281.pdf.
Acesso em: 13 maio 2021.
Bigogno PG. Cultura, Comunidade e Identidade Surda. 2010. 18 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de
Ciências Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011. Disponível em:
https://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/Cultura-Comunidade-e-Identidade-Surda-
Paula-Guedes-Bigogno.pdf. Acesso em: 13 maio 2021.
Marconcin LIRP, Antunes LA, Ferreira LC, Festa PSV, Scholochuski VC. O olhar do surdo: traduzindo as
barreiras no ensino superior. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades Opet, Curitiba-
Pr, jun. 2013. Disponível em: https://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n5/ARTIGOPRISCILA.
pdf. Acesso em: 13 maio 2021.
Gesser A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a libras. 1º ed. São Paulo: Parábola Editorial,
Cromack EMPC. Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação: atravessamentos e
implicações sociais. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília- DF, v. 24, n. 4, p. 68-77, dez. 2004.
Http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932004000400009. Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000400009#1a. Acesso em: 13
maio 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política
Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html.
Brasil. Portal do MEC. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de
graduação em Medicina. 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf.
Acesso em: 20 abril 2021.
Alves AMB. MEDICINA E LIBRAS: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA. CGHS
UNIT-AL [Internet]. 30º de outubro de 2020 [citado 20º de julho de 2020];6(2):23. Disponível em:
https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/8916.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.