IMPORTÂNCIA DA LIBRAS COMO DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR DE MEDICINA

Autores/as

  • Paula Bellé Centro Universitário de Pato Branco- UNIDEP
  • Anaclaudia Rottini Domingues
  • Bruna Regina Dall Agnol
  • Indianara Liana Casagrande Grando
  • Vanuza Bortolan Tomazini
  • Luciana de Freitas Bica https://orcid.org/0000-0002-4558-4471

Palabras clave:

Surdos, LIBRAS, Medicina

Resumen

Objetivo: Avaliar as prerrogativas que a oferta prévia de libras na grade curricular de medicina possui na formação acadêmica e pessoal dos estudantes. Método: Pauta-se em revisões bibliográficas de literaturas, as quais têm sua estruturação voltada para a história da luta dos surdos por seus direitos, além de conteúdos relacionados a base necessária para se adquirir entendimento e didática para comunicar-se em libras. Resultados: Destaca-se a LIBRAS como forma de comunicação gesto-visual essencial para se estabelecer uma relação médico-paciente no âmbito hospitalar, visto que, obtém-se um diálogo de integração para com a comunidade surda. Diante disso, incentivos por parte das universidades permitem que educandos de medicina tenham contato com essa língua precocemente. Conclusões: Observar-se a relevância de estudar-se libras ainda no início da graduação, pois é preciso ofertar diariamente uma medicina acolhedora para que se possa seguir o modelo biopsicossocial durante as condutas médicas.

DESCRITORES: Surdos. LIBRAS. Medicina.

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Publicado

2023-10-03

Cómo citar

1.
Bellé P, Rottini Domingues A, Regina Dall Agnol B, Liana Casagrande Grando I, Bortolan Tomazini V, de Freitas Bica L. IMPORTÂNCIA DA LIBRAS COMO DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR DE MEDICINA. Santé [Internet]. 3 de octubre de 2023 [citado 16 de noviembre de 2024];1(1):75-97. Disponible en: https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/180

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