Projeto REUMARTE

Aprendizado em Reumatologia através da arte

Autores/as

Palabras clave:

Educação médica, reumatologia, artes, Aprendizado pela arte

Resumen

Objetivos: Retratar a experiência de um projeto de ensino para discentes do terceiro ano do curso de medicina da disciplina de reumatologia por meio da arte. Destacar a importância da realização de projetos educativos utilizando a arte como ferramenta pedagógica no ensino superior. Método:  O projeto aconteceu no segundo semestre de 2023, com 33 acadêmicos do curso de medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -  campus de Francisco Beltrão - PR,  juntamente com a professora da disciplina de reumatologia. Resultados: Foi possível visualizar a criação de uma base sólida para a utilização das habilidades profissionais aprendidas na disciplina de reumatologia. Os produtos realizados pelos discentes acerca da disciplina foram repletos de  autenticidade, criatividade,  sensibilidade, inovação e aprimoramento de suas próprias habilidades artísticas. Conclusão: Criação de vínculo afetivo entre discentes de medicina, docente e reumatologia. Promoção de troca de experiências entre docente-discente e entre discente-discente. Independente do produto, o auge do projeto foi o extravasamento de vários tipos de sentimentos dos envolvidos como resposta às suas apresentações artísticas.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Cutolo M, Soldano S, Smith V. Pathophysiology of systemic sclerosis: current understanding and new insights. Expert Rev Clin Immunol. 2019 Jul;15(7):753-764. doi: 10.1080/1744666X.2019.1614915. Epub 2019 May 13. PMID: 31046487.

Haque A, Hughes M. Raynaud's phenomenon. Clin Med (Lond). 2020 Nov;20(6):580-587. doi: 10.7861/clinmed.2020-0754. PMID: 33199324; PMCID: PMC7687329.

Publicado

2024-11-07

Cómo citar

1.
Luiza Marin F, Campos AGH, Tischer Sawka V, Stahlhofer GH, Sartori Caldeira AC, Walters G de A. Projeto REUMARTE: Aprendizado em Reumatologia através da arte. Santé [Internet]. 7 de noviembre de 2024 [citado 16 de noviembre de 2024];1(1):98-106. Disponible en: https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/sante/article/view/278