Projeto REUMARTE
Aprendizado em Reumatologia através da arte
Palabras clave:
Educação médica, reumatologia, artes, Aprendizado pela arteResumen
Objetivos: Retratar a experiência de um projeto de ensino para discentes do terceiro ano do curso de medicina da disciplina de reumatologia por meio da arte. Destacar a importância da realização de projetos educativos utilizando a arte como ferramenta pedagógica no ensino superior. Método: O projeto aconteceu no segundo semestre de 2023, com 33 acadêmicos do curso de medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Francisco Beltrão - PR, juntamente com a professora da disciplina de reumatologia. Resultados: Foi possível visualizar a criação de uma base sólida para a utilização das habilidades profissionais aprendidas na disciplina de reumatologia. Os produtos realizados pelos discentes acerca da disciplina foram repletos de autenticidade, criatividade, sensibilidade, inovação e aprimoramento de suas próprias habilidades artísticas. Conclusão: Criação de vínculo afetivo entre discentes de medicina, docente e reumatologia. Promoção de troca de experiências entre docente-discente e entre discente-discente. Independente do produto, o auge do projeto foi o extravasamento de vários tipos de sentimentos dos envolvidos como resposta às suas apresentações artísticas.
Descargas
Citas
Cutolo M, Soldano S, Smith V. Pathophysiology of systemic sclerosis: current understanding and new insights. Expert Rev Clin Immunol. 2019 Jul;15(7):753-764. doi: 10.1080/1744666X.2019.1614915. Epub 2019 May 13. PMID: 31046487.
Haque A, Hughes M. Raynaud's phenomenon. Clin Med (Lond). 2020 Nov;20(6):580-587. doi: 10.7861/clinmed.2020-0754. PMID: 33199324; PMCID: PMC7687329.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.