Dano reflexo ou em ricochete:

uma análise de seu cabimento no ordenamento jurídico brasileiro

Autores/as

  • Suzane Pan FADEP
  • Fernanda Luiza Longhi FADEP

Palabras clave:

Direito; Responsabilidade Civil; Dano reflexo ou em ricochete; Cabimento.

Resumen

O presente artigo trata da responsabilidade civil, abordando os seus elementos caracterizadores e as espécies de dano reconhecidas no ordenamento jurídico brasileiro. Tem por objetivo principal fazer uma análise aprofundada do dano na modalidade reflexa, seu cabimento e aplicação no ordenamento jurídico, bem como a legitimidade para pleiteá-lo. Expõe de maneira detalhada a aplicação da teoria da causalidade adequada como meio de limitar a extensão do dano na via reflexa. Para tanto, utiliza-se o método dedutivo, baseando-se no processo de dedução, partindo-se de conceitos gerais, já consagrados na doutrina, assim como as decisões prolatadas pelos Tribunais. Por fim, concluiu-se que o dano reflexo é admitido em duas situações distintas dentro do ordenamento jurídico: quando há morte da vítima do dano direto e quando há lesão da vítima do dano direto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suzane Pan, FADEP

Egressa do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Pato Branco – FADEP.

Fernanda Luiza Longhi, FADEP

Professora do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Pato Branco – FADEP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR.

Publicado

2017-05-30

Cómo citar

Pan, S., & Longhi, F. L. (2017). Dano reflexo ou em ricochete:: uma análise de seu cabimento no ordenamento jurídico brasileiro. Revista Jurídica, 1(1), 89–114. Recuperado a partir de https://periodicosunidep.emnuvens.com.br/rjfd/article/view/17

Número

Sección

PRODUÇÃO INTERNA (Docentes e Egressos)